Enem será aplicado em unidades prisionais do Rio Grande do Norte
Detentos farão as provas do Enem nos próximos dias 4 e 5 de dezembro.
Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em duas penitenciárias.
No Rio Grande do Norte, 28 detentos que cumprem pena em duas
penitenciárias estaduais realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem). Nos próximo dias 4 e 5 de dezembro, o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as
provas para 10 detentos no Presídio Estadual de Parnamirim, no bairro
Pitimbu, zona Oeste de Natal, e para 18 apenados da Penitenciária
Estadual do Seridó, em Caicó, cidade distante 256 quilômetros de Natal.
O Exame começará às 13 horas, horário de Brasília. A prova será
aplicada por uma equipe de composta por dois aplicadores, dois fiscais e
mais o coordenador do Enem em Parnamirim. O Enem será constituído por
quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla
escolha e uma redação. Serão aplicadas provas de ciências humanas,
ciências da natureza, de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação
e matemática e suas tecnologias.
Segundo Aderleth Bezerra, coordenadora pedagógica do Sistema Prisional
do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, existem duas vantagens para
os apenados que participam do exame. “Eles tem a possibilidade de
ingressar no ensino superior ao alcançarem o regime semi-aberto e
aberto, caso atinjam a nota necessária para matricular-se em um curso.
Ou podem aproveitar a média para conseguir a certificação de conclusão
do Ensino médio”, explica.
Este ano, três detentos tentam a segunda modalidade, buscando o
certificado, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no portal do
Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas
provas. Já os resultados finais só vão poder ser acessados pelo
responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.
Anoticia na hora certa