sexta-feira, 12 de abril de 2013

Veja como ficará a praia de Ponta Negra, em Natal, após recuperação

 

 Prefeitura divulgou imagens de como ficará a praia após a intervenção (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

 A Prefeitura de Natal divulgou imagens de como ficará a praia de Ponta Negra - um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte - após a execução da obra de recuperação do calçadão. De acordo com a assessoria da prefeitura, depois de muitos debates e estudos, o modelo de proteção conhecido como 'enrocamento' foi o escolhido. O calçadão de Ponta Negra encontra-se em estado de calamidade pública desde julho de 2012.

O engenheiro Luiz Parente, autor do projeto, explicou que esse método consiste na construção de um paredão de pedras que servirá como proteção contra a erosão provocada pelas grandes marés. O projeto também prevê a construção de 20 escadas e 10 rampas de acesso.
O projeto foi apresentado na tarde desta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal. De acordo com a prefeitura, a obra deve começar na próxima quinta-feira (18) e a construtora tem um prazo de cinco meses para executar os serviços.

“A recuperação do calçadão de Ponta Negra vai trazer de volta a auto-estima do natalense que estava tão abalada nesses últimos anos”, disse o prefeito durante a apresentação do projeto.

A noticia na hora certa

Obra do Governo do estado irá interligar zonas Oeste e Sul de Natal

 O governo do estado do Rio Grande do Norte garantiu recursos na ordem de R$ 190 milhões que poderão viabilizar a construção da Via Norte-Sul, corredor viário de 11,8 quilômetros que irá interligar a Zona Oeste à Zona Sul de Natal.

De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, o projeto foi contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será financiado pelo Governo Federal. A secretária não quis confirmar o valor da obra, mas a própria secretaria de Infraestrutura havia divulgado o valor de R$ 190 milhões. A construção da Via Norte-Sul não tem data para começar, mas, a partir do início, o prazo de conclusão é de 24 meses.

A secretária informou ainda que o projeto a ser executado será elaborado pela empresa vencedora da licitação. “Nós temos um traçado, um projeto básico, mas o projeto definitivo será desenvolvido pela empresa ganhadora”, afirmou. Kátia Pinto irá se reunir com o secretário de Obras do município,  Rogério Mariz, para discutir traçados alternativos. “Queremos fazer tudo dentro da legislação ambiental do município e com o respaldo da secretaria de Obras”, afirmou.

A via terá início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguirá até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101). Ao todo, estima-se que a obra vai beneficiar 380 mil pessoas, sendo 300 mil em Natal e 80 mil nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).

A intenção do Governo do Estado, através da conclusão da Via Norte-Sul, é desafogadar as Avenidas Hermes da Fonseca/Sen. Salgado Filho e Av. Prudente de Morais, imenso gargalo que se formou no trânsito da cidade e que vem se agravando com o passar dos anos. Além disso, a obra vai priorizar o transporte público com a criação de novos corredores de ônibus, e com a implantação de novas ciclovias dentro do perímetro urbano, a população ganha um incentivo para migrar do transporte motorizado para o não motorizado, com comodidade e qualidade

A noticia na hora certa

 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Juíza manda soltar empresário preso na operação Máscara Negra, no RN

 

 O empresário Rogério Medeiros Cabral Júnior, preso na terça-feira (9) na operação Máscara Negra, foi solto na tarde desta quinta (11). O alvará de soltura foi expedido pela juíza de Macau, Cristiany Vasconcelos, acatando pedido do advogado Flaviano Gama, que defende o empresário no processo. O deferimento foi confirmado pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

"Ainda no dia da deflagração da operação [terça-feira (9)], entrei com um pedido de revogação da prisão temporária do meu cliente fundamentado na desnecessidade da medida. Isso porque os objetivos da prisão já haviam sido cumpridos", disse Flaviano Gama, referindo-se aos documentos apreendidos na casa do empresário e ainda no depoimento prestado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.
Flaviano Gama ressalta que, para ele, não há ilegalidade no trabalho desempenhado pelo empresário Rogério Júnior. O advogado afirma que, para a liberdade ser concedida, não houve acordo de delação premiada. "Isso sequer foi cogitado. O meu cliente apenas esclareceu a atividade dele e o Ministério Público se deu por satisfeito.

A noticia na hora certa

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ceiça Lisboa é eleita prefeita de Caiçara do Rio do Vento, RN

 

 

Ceiça Lisboa, candidata pelo DEM (Foto: Caroline Holder/ G1)  candidata Ceiça Lisboa, do DEM, é a nova prefeita de Caiçara do Rio do Vento, município localizado a 95 quilômetros de Natal. Com 100% das urnas apuradas, ela venceu a eleição com um total de 1.719 votos, o equivalente a 56,31% dos votos válidos. O candidato Arnaldo Aciole teve 1.334 votos (43,69%). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TER/RN), foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstenção foi de 296 votos, ou 8,58%

Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha nasceu em Natal, tem 29 anos e é formada em Fisioterapia. Ela foi eleita com o apoio da coligação 'Unidos por uma Caiçara melhor', integrada por PR, PSDB, DEM, PSD, e PP. A juíza Gabriela Félix de Oliveira informou que a data limite para a diplomação da prefeita eleita é 30 de abril. "Nós ainda não marcamos a data, mas certamente será antes do dia 30", disse.

A noticia na hora certa


Representante do CNJ classifica presídio no RN como 'muito ruim'


Juiz Esmar Custódio Filho inspecionou o complexo penal João Chaves (Foto: Tasso Pinheiro)
O complexo penal Dr. João Chaves, na zona Norte de Natal, foi classificado como muito ruim pelo juiz Esmar Custódio Filho, convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coordenar o Mutirão Carcerário no RN. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de estrutura colocam a unidade entre as piores do país. As inspeções foram iniciadas nesta segunda-feira (8).
Para o representante do Conselho Nacional de Justiça, a unidade prisional, numa avaliação inicial, já pode ser definida como uma das piores do país, dentre as que sofreram inspeções do Judiciário. “Falta área apropriada para o banho de sol, falta esgotamento no presídio, não há condições de higiene, além da falta de atendimento médico, entre outras carências”, apontou o magistrado.
No entanto, o juiz Esmar Custódio classifica a superlotação como o problema mais grave da unidade. Em celas com capacidade para oito presos, foram encontrados 11, 12 e até 16 detentos. “E as celas não tem ventilação alguma”, criticou.
Um problema que afronta a própria funcionalidade do presídio, que não pode ter a característica de uma unidade para regime fechado de presos, mas apenas para acolher detentos nos regimes aberto e semiaberto. No entanto, segundo o diretor do complexo, Rondineli Victor, existem atualmente 153 detentos recolhidos em regime fechado.
“São aqueles que descumpriram o regime semiaberto e tiveram a regressão do regime. Mas não há unidades para onde possamos enviá-los”, justificou o diretor do complexo penal, ao ressaltar que além desses, existem 312 no semiaberto, quando a lotação só abriga 250.
Além do complexo penal João Chaves, a Cadeia Pública de Natal e o presídio feminino também serão inspecionados nesta segunda.

A noticia na hora certa