quarta-feira, 17 de abril de 2013

Doze mil toneladas de milho serão usadas para alimentar animais no RN

 

Doze mil toneladas de milho serão utilizadas para a alimentação de animais no Rio Grande do Norte. Os grãos, segundo anunciou o Governo do Estado nesta quarta-feira (17), devem chegar à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no dia 10 de maio e “serão repassados aos agricultores que sofrem com os efeitos da seca no estado.

“Agora, nós precisamos garantir, em conjunto com o Governo do RN, que esse milho chegue a outra ponta”, confirmou Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo nota enviada pela assessoria de comunicação do Governo.
A logística para a distribuição do milho, ainda de acordo com a nota, será feita pelo Governo do RN e tem o objetivo de identificar quais regiões apresentam maior carência de milho para uma partilha geográfica mais justa.

 A noticia na hora certa


Joaquim Barbosa fiscaliza Mutirão Carcerário no RN sexta, confirma CNJ

 

O ministro Joaquim Barbosa durante entrevista coletiva no Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, cumpre agenda administrativa na sexta-feira (19) em Natal. De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa irá fiscalizar o andamento do Mutirão Carcerário que foi iniciado no dia 2 passado e que segue até 3 de maio.

De acordo com o CNJ, o ministro Joaquim Barbosa chega ao Rio Grande do Norte na noite desta quinta-feira (18) e vai direto para um hotel em Natal. Na sexta, às 8h30, ele vai ao fórum Miguel Seabra Fagundes, onde irá visitar a vara de Execuções Penais.
Às 10h, Barbosa fará visita de cortesia à governadora Rosalba Ciarlini no Centro Administrativo. A agenda, de acordo com o CNJ, está confirmada até as 11h, quando ele irá visitar o presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino. A agenda oficial do período da tarde ainda não foi confirmado.
O RN possui, hoje, mais de 7 mil pessoas em regime de privação de liberdade. De acordo com o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, o objetivo do mutirão é regularizar os processos judiciais e desafogar o sistema penitenciário. Ele diz que os benefícios concedidos até o momento foram de progressões de pena, soltura de alguns presos que já estavam concluindo a pena, livramentos condicionais concessão de indultos a alguns presos que já estavam em liberdade condicional

A noticia na hora certa


terça-feira, 16 de abril de 2013

Contas de luz sobem no RN e RS, mas caem na Bahia

 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (16), reajustes nas contas de luz dos consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), pea Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e pela AES Sul. As novas tarifas valem a partir de segunda-feira (22) no caso da Cosern e Coelba, e de sexta (19) no caso da AES Sul.

Rio Grande do Norte

Para os consumidores da Cosern, a tarifa terá uma alta média de 4,19%. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) terão um aumento médio nas tarifas de 3,84%, com a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, obtendo uma alta de 3,42%. Para a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão), o aumento aprovado foi de 7,33%.
A Cosern atende 1,2 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A noticia na hora certa
 

 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Em Natal, Aldo Rebelo fala que obras de mobilidade começam este mês

 

 Ministro Aldo Rebelo visita obras da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza)

A pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo no Brasil, Natal ainda não recebeu as obras de mobilidade urbana necessárias para a realização do mundial de futebol, marcado para o mês de junho de 2014. Nesta segunda-feira (15), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo visitou as obras da Arena das Dunas e ficou satisfeito com o andamento da construção.
Na capital potiguar, as construções devem ser realizadas até dezembro de 2013, para seguirem a Matriz de Responsabilidade da Copa, documento que trata das ações realizadas nas áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo no Brasil.


De acordo com a matriz, em documento publicado em março deste ano, Natal possui três obras de mobilidade urbana em curso: o corredor estruturante que ligará a região da zona Norte à Arena das Dunas; o acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante; e o prolongamento da Avenida Prudente de Morais. Uma quarta obra, que seria um novo plano viário para a avenida Roberto Freire, na zona Sul da cidade, foi retirada da matriz à pedido do governo do estado, uma vez que não ficaria pronta até o mundial de futebol.
Aldo Rebelo expôs que as obras de mobilidade urbana devem começar até o final deste mês em Natal e que reconhece as dificuldades encontradas pelas autoridades do Rio Grande do Norte. Segundo o ministro, o Governo federal está acompanhando “passo a passo” não somente a construção dos estádios, mas em especial, as mudanças previstas na alteração das malhas viárias das capitais que receberão a Copa do Mundo.
“Nós examinamos todas as obras, que estão inclusive com ordem de serviço para esse mês, uma delas foi excluída da matriz de responsabilidade, que foi a da avenida Roberto Freire, em Ponta Negra. E sobre as outras, nós fizemos uma reunião com a prefeitura e o governo do estado para conferir o início e os prazos, para que nós tenhamos o nosso calendário cumprido”, concluiu Rebelo.

A noticia na hora certa
 

RN quer vacinar mais de 500 mil pessoas contra o vírus influenza

 

Vacina está disponível em unidades e centros de saúde da cidade (Foto: Oswaldo Ceará)

 A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15), segue até o dia 26 deste mês tendo a data 20 de abril como o Dia 'D'. No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha é de aproximadamente 585.436 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde Sesap) dispõe de 641.060 doses, que serão distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação.

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Gomes Santana, "esse público foi definido devido à maior probabilidade de apresentar complicações em decorrência de um eventual acometimento pela gripe". Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a população alvo estimada por grupo elegível no RN é de 72.135 crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 51.516 trabalhadores de saúde, 36.068 gestantes, 5.929 puérperas,  348.688 idosos, além de 64.980 pessoas que apresentam comorbidades e 6.120 presos do sistema carcerário do estado.

O trabalhador de saúde eleito para a vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Além disso, serão imunizados os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família, agentes de endemias, do pronto atendimento, de ambulatórios e leitos em clinica médica, pediátrica, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e de unidades de terapia intensiva.

Estrutura da Campanha de Vacinação contra Influenza no RN

· Nº de doses recebidas da vacina: 641.060

· Nº de Postos fixos e volantes de Vacinação: 1.746

· Nº de pessoas envolvidas na ação da campanha: 8.373

· Nº de veículos utilizados: 528

A noticia na hora certa