quarta-feira, 26 de junho de 2013

Justiça determina desocupação de prefeitura de cidade da Grande Natal

 Oficial de justiça lê decisão judicial para manifestantes em São Gonçalo do Amarante (Foto: Divulgação/Assessoria da prefeitura)

 A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a desocupação das dependências do Centro Administrativo da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O prédio do poder municipal foi cercado na manhã desta quarta-feira (26) por integrantes do Movimento Sem Terra (MST). A decisão judicial foi proferida no início da tarde pelo juiz da 1ª Vara Cível de São Gonçalo do Amarante, Odinei Wilson Draeger.A decisão tem o objetivo de preservar o funcionamento do prédio da prefeitura, que paralisou seus serviços. Em caso de descumprimento, o uso da força policial está autorizado na medida da necessidade e dentro da razoabilidade", afirma o magistrado. O juiz deferiu o pedido de reintegração de posse, com pedido de liminar, encaminhado pelo procurador Geral do Município, Polión Torres.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, "a ação foi movida em função da ocupação irregular dos corredores do Centro Administrativo de São Gonçalo por parte dos integrantes do MST, impedindo a prestação do serviço público nos órgãos da gestão direta".  Por medidas de segurança, a prefeitura informa que liberou os servidores do trabalho.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura acrescentou que os manifestantes apresentaram uma lista de materiais que inclui, dentre outras coisas, uma ordem de combustível de 50 litros, 20 sacos de cimentos, duas caixas de água de 5 mil litros, 250 lâmpadas, 250 interruptores,  500 metros de cano, 500 telhas brasilit, 500 metros de cabo trifásico, 10 colchões, 4 portas, 4 janelas e um computador.

A NOTICIA NA HORA CERTA

 

Rosalba apoia vinda de médicos estrangeiros, mas cobra estrutura

 Rosalba Ciarlini rebateu críticas dos membros do Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, é a favor da vinda de médicos estrangeiros para atender nos municípios do interior do estado. No entanto, de acordo com a governadora, a medida só é válida se forem oferecidas as devidas condições de trabalho aos profissionais.

"Sou a favor da vinda dos médicos de fora do país desde que se ofereça condições de trabalho para esses profissionais, pois como está atualmente não adianta trazer médicos de fora que não irá resolver", opina a governadora Rosalba Ciarlini.
A vinda dos médicos estrangeiros foi um dos assuntos abordados pela presidente Dilma Rousseff no pronunciamento de segunda-feira (24), quando foram anunciados cinco pactos nacionais. Para melhorar os serviços públicos de saúde, Dilma pediu aos governadores e prefeitos para "acelerar" os investimentos já contratados em hospitais, unidades de pronto-atendimento e unidades básicas de saúde e ampliar a adesão de hospitais filantrópicos ao programa do Ministério da Saúde que troca dívidas por mais atendimento.
A presidente disse que o governo quer incentivar a ida de médicos para as cidades que mais necessitam de atendimento de saúde, e, quando não houver brasileiros disponíveis, contratar médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O setor da saúde também foi beneficiado nesta terça-feira (25) com a aprovação do projeto de lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo à educação. A fatia de 25% restante ficou justamente com a saúde. A meta da presidente era destinar 100% dos recursos para a educação. Já a governadora Rosalba Ciarlini defendia a destinação de 50% da verba para a educação e outros 50% divididos entre segurança e saúde.

A NOTICIA NA HORA CERTA
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Governadora do RN e prefeito de Natal avaliam encontro com Dilma

 Dilma Rousseff dá coletiva sobre o resultado da reunião com prefeitos e governadores/GNews (Foto: Reprodução Globo News)

 A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), avaliaram de forma positiva o encontro com a presidente Dilma Rousseff que aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), em Brasília, e reuniu os governadores dos 27 estados do país e os prefeitos das 26 capitais.

Rosalba Ciarlini afirmou que os cinco 'pactos em favor do Brasil', apresentados ontem pela presidenta Dilma Rousseff são importantes para o país, mas destacou a revisão do pacto federativo também deva entrar na pauta.
“A divisão dos recursos federais, como é feita atualmente, é de uma desigualdade muito grande; com estados e municípios recebendo cada vez menos e, em contrapartida, as responsabilidades desses entes federativos só aumentam”, disse.
Para Rosalba, sem essa revisão do modelo atual do pacto federativo Estados e Municípios vão continuar com dificuldade para realizar investimentos e manter o custeio da máquina.
O prefeito Carlos Eduardo Alves afirmou, no twitter, que foi “louvável a iniciativa da Pres. Dilma de dar respostas as manifestações. A reunião com prefeitos e governadores foi um primeiro passo” (sic).

A NOTICIA NA  HORA CERTA
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Justiça potiguar não vai interferir em interdição da BR-101 nos protestos.

#RevoltadoBusão em Natal - protesto bloqueia a BR-101 (Foto: Henrique Dovalle/G1)

 A Justiça do Rio Grande do Norte não vai mais interferir na interdição da BR-101 em protestos realizados em Natal. Em decisão proferida pelo ministro Herman Bejamim, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi suspensa a determinação do juiz federal Magnus Delgado, que autorizava o uso de força policial caso os manifestantes ocupassem a rodovia federal. A decisão foi publicada na última quinta-feira (20), mesmo dia em que milhares de pessoas caminharam pela BR-101 em manifestação organizada pelo movimento #RevoltadoBusão“Em análise sumária, entendo preenchidos os requisitos necessários à concessão da liminar, em razão da flagrante ilegalidade da decisão que impede a livre manifestação pacífica em território nacional, direito fundamental inalienável”, escreveu o ministro do STJ na decisão. O juiz federal Magnus Delgado, embora mantendo o entendimento inicial, acatou integralmente a decisão reformada pelo ministro Herman Bejamim.

A decisão do juiz federal Magnus Delgado foi tomada a partir de um pedido de liminar do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) que começou a valer no dia 15 de maio, data do primeiro de uma série de protestos por melhorias no transporte público. A liminar tinha como réus o Estado e a União, o que obrigada a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a impedir a interdição da BR-101 para cumprir a medida judicial.

 A NOTICIA NA HORA CERTA

 

Governadora do RN é convocada para reunião com presidente

 

 Rosalba Ciarlini, governadora do RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)

 

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini está em Brasília para uma reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (24). O encontro, que está marcado para as 16h no Palácio do Planalto, terá a presença de governadores de todo o Brasil.

Na pauta de discussão estão as reivindicações colocadas nos protestos que têm acontecido no país. Iniciadas com a bandeira das melhorias pelo transporte público, as manifestações ganharam novas proporções na última semana, abordando temas como saúde, educação, segurança, corrupção, e outros assuntos.
Na última sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff fez um comunicado oficial para se pronunciar sobre o movimento e declarou que vai unir forças para conseguir atender as propostas do movimento.

A NOTICIA NA HORA CERTA

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Músicos de banda carioca baleados em Natal estão na UTI

 Banda ZeroCalibre (Foto: Reprodução/Facebook)

Dois integrantes da banda carioca ZeroCalibre foram baleados durante um assalto na madrugada de domingo (26), em Natal, logo após uma apresentação na boate Pepper's Hall. Os irmãos Elísio Neto e Octávio Soares, naturais de João Pessoa, estavam lanchando na Cia do Caldo, localizada em Ponta Negra, zona Sul da capital potiguar, quando foram surpreendidos por dois homens em uma moto que anunciaram o assalto. De acordo com a PM, os irmãos teriam reagido e foram baleados. O crime aconteceu por volta das 4h.
A PM informou que os assaltantes chegaram em uma moto preta de placa não identificada e pediram os celulares das vítimas. O vocalista da banda, Octávio Soares, de acordo com a PM, reagiu ao assalto e foi baleado no tórax. Elísio Neto, guitarrista da banda, foi baleado no ombro e no abdômen. Elísio e Octávio foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. Lá, ambos foram submetidos a cirurgias e, em seguida, transferidos para a Casa de Saúde São Lucas.
Ainda segundo informações da PM, os assaltantes fugiram em direção à Vila de Ponta Negra e não foram localizados pelos oficiais. O caso será investigado pela 15ª Delegacia de Polícia.
De acordo com a Casa de Saúde, os dois estão internados na UTI em "estado regular". A secretária do vocalista da banda, Selma Almeida, informou que até a noite deste domingo (26) a informação era que ambos estavam em coma induzido e que o guitarrista Elísio Neto perdeu um rim. "Um dos tiros atingiu o rim e por isso o órgão teve que ser retirado", informou Selma. Ela informou ainda que a banda tinha outras três apresentações agendadas nos próximos dias na cidade de João Pessoa. "O retorno deles para o Rio de Janeiro estava previsto para o dia 4 de junho", afirmou.

A noticia na hora certa
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

#RevoltadoBusao, Grito da Seca e MST se unem para protestar em Natal

 

 Os movimentos Sem Terra (MST), #RevoltadoBusao e Grito da Seca estarão juntos em protesto marcado para a manhã desta terça-feira (21) em Natal . As manifestações cobram ações mais eficientes do Governo do RN contra a seca e a revogação, por parte da Prefeitura de Natal, do aumento dado à tarifa de ônibus em Natal, que subiu de R$ 2,20 para R$ 2,40 neste último sábado (18), além de melhorias no transporte público da capital. A concentração está marcada para as 8h no viaduto de Ponta Negra, na zona Sul da capital potiguar, de onde haverá caminhada até a Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.

 

O estudante João Victor Leal, do comitê de comunicação do #RevoltadoBusao, confirmou a caminhada ao lado do MST e do Grito da Seca. De acordo com ele, são esperadas milhares de pessoas.
Na pauta de reivindicações do movimento estão a divulgação pública anual das planilhas de ganhos e gastos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn); direito de pagamento em espécie da meia passagem estudantil; a volta das linhas 03 e 45 Campus; volta da antiga rota das linhas 48 e 66 passando pelo Campus; fim da dupla função de cobrador e motorista; retorno das linhas 03 e 28; além de melhoria e ampliação dos sistema de transporte urbano.
  •  

Já o "Grito da Seca: sede de água, sede de direitos", vai às ruas para cobrar ações do Governo do Estado contra a seca no Rio Grande do Norte. Na pauta, mais de 50 reivindicações. Entre as principais, estão a criação de uma política de recursos hídricos para universalizar o acesso a água no Rio Grande do Norte; a implementação de um programa estadual de assessoria técnica permanente aos assentamentos e comunidades; a estruturação dos órgãos de assessoria e pesquisa; a ampliação do programa de distribuição de alimentos para os rebanhos; a renegociação de dívidas e o financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar; e a desapropriação de imóveis rurais pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 A noticia na hora certa