quarta-feira, 26 de junho de 2013
A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a desocupação das dependências do Centro Administrativo da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
O prédio do poder municipal foi cercado na manhã desta quarta-feira
(26) por integrantes do Movimento Sem Terra (MST). A decisão judicial
foi proferida no início da tarde pelo juiz da 1ª Vara Cível de São Gonçalo do Amarante, Odinei Wilson Draeger.A
decisão tem o objetivo de preservar o funcionamento do prédio da
prefeitura, que paralisou seus serviços. Em caso de descumprimento, o
uso da força policial está autorizado na medida da necessidade e dentro
da razoabilidade", afirma o magistrado. O juiz deferiu o pedido de
reintegração de posse, com pedido de liminar, encaminhado pelo
procurador Geral do Município, Polión Torres.
Rosalba apoia vinda de médicos estrangeiros, mas cobra estrutura
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, é a favor da
vinda de médicos estrangeiros para atender nos municípios do interior do
estado. No entanto, de acordo com a governadora, a medida só é válida
se forem oferecidas as devidas condições de trabalho aos profissionais.
"Sou a favor da vinda dos médicos de fora do país desde que se ofereça condições de trabalho para esses profissionais, pois como está atualmente não adianta trazer médicos de fora que não irá resolver", opina a governadora Rosalba Ciarlini.
"Sou a favor da vinda dos médicos de fora do país desde que se ofereça condições de trabalho para esses profissionais, pois como está atualmente não adianta trazer médicos de fora que não irá resolver", opina a governadora Rosalba Ciarlini.
A vinda dos médicos estrangeiros foi um dos assuntos abordados pela
presidente Dilma Rousseff no pronunciamento de segunda-feira (24),
quando foram anunciados cinco pactos nacionais. Para melhorar os
serviços públicos de saúde, Dilma pediu aos governadores e prefeitos
para "acelerar" os investimentos já contratados em hospitais, unidades
de pronto-atendimento e unidades básicas de saúde e ampliar a adesão de
hospitais filantrópicos ao programa do Ministério da Saúde que troca
dívidas por mais atendimento.
A presidente disse que o governo quer incentivar a ida de médicos para
as cidades que mais necessitam de atendimento de saúde, e, quando não
houver brasileiros disponíveis, contratar médicos estrangeiros para
trabalhar exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O setor da saúde também foi beneficiado nesta terça-feira (25) com a
aprovação do projeto de lei que destina 75% dos recursos dos royalties
do petróleo à educação. A fatia de 25% restante ficou justamente com a
saúde. A meta da presidente era destinar 100% dos recursos para a
educação. Já a governadora Rosalba Ciarlini defendia a destinação de 50%
da verba para a educação e outros 50% divididos entre segurança e
saúde.
A NOTICIA NA HORA CERTA
terça-feira, 25 de junho de 2013
Governadora do RN e prefeito de Natal avaliam encontro com Dilma
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), avaliaram de forma positiva o encontro com a presidente Dilma Rousseff que aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), em Brasília, e reuniu os governadores dos 27 estados do país e os prefeitos das 26 capitais.
Rosalba Ciarlini afirmou que os cinco 'pactos em favor do Brasil',
apresentados ontem pela presidenta Dilma Rousseff são importantes para o
país, mas destacou a revisão do pacto federativo também deva entrar na
pauta.
“A divisão dos recursos federais, como é feita atualmente, é de uma
desigualdade muito grande; com estados e municípios recebendo cada vez
menos e, em contrapartida, as responsabilidades desses entes federativos
só aumentam”, disse.
Para Rosalba, sem essa revisão do modelo atual do pacto federativo
Estados e Municípios vão continuar com dificuldade para realizar
investimentos e manter o custeio da máquina.
O prefeito Carlos Eduardo Alves afirmou, no twitter, que foi “louvável a
iniciativa da Pres. Dilma de dar respostas as manifestações. A reunião
com prefeitos e governadores foi um primeiro passo” (sic).
A NOTICIA NA HORA CERTA
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Justiça potiguar não vai interferir em interdição da BR-101 nos protestos.
A Justiça do Rio Grande do Norte não vai mais interferir na interdição da BR-101 em protestos realizados em Natal.
Em decisão proferida pelo ministro Herman Bejamim, do Superior Tribunal
de Justiça (STJ), foi suspensa a determinação do juiz federal Magnus
Delgado, que autorizava o uso de força policial caso os manifestantes
ocupassem a rodovia federal. A decisão foi publicada na última
quinta-feira (20), mesmo dia em que milhares de pessoas caminharam pela
BR-101 em manifestação organizada pelo movimento #RevoltadoBusão“Em
análise sumária, entendo preenchidos os requisitos necessários à
concessão da liminar, em razão da flagrante ilegalidade da decisão que
impede a livre manifestação pacífica em território nacional, direito
fundamental inalienável”, escreveu o ministro do STJ na decisão. O juiz
federal Magnus Delgado, embora mantendo o entendimento inicial, acatou
integralmente a decisão reformada pelo ministro Herman Bejamim.
A decisão do juiz federal Magnus Delgado foi tomada a partir de um
pedido de liminar do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos
(Seturn) que começou a valer no dia 15 de maio, data do primeiro de uma
série de protestos por melhorias no transporte público. A liminar tinha
como réus o Estado e a União, o que obrigada a Polícia Militar e a
Polícia Rodoviária Federal (PRF) a impedir a interdição da BR-101 para
cumprir a medida judicial.
A NOTICIA NA HORA CERTA
Governadora do RN é convocada para reunião com presidente
A governadora do Rio Grande do Norte
Rosalba Ciarlini está em Brasília para uma reunião convocada pela
presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (24). O encontro, que está
marcado para as 16h no Palácio do Planalto, terá a presença de
governadores de todo o Brasil.
Na pauta de discussão estão as reivindicações colocadas nos protestos que têm acontecido no país. Iniciadas com a bandeira das melhorias pelo transporte público, as manifestações ganharam novas proporções na última semana, abordando temas como saúde, educação, segurança, corrupção, e outros assuntos.
Na pauta de discussão estão as reivindicações colocadas nos protestos que têm acontecido no país. Iniciadas com a bandeira das melhorias pelo transporte público, as manifestações ganharam novas proporções na última semana, abordando temas como saúde, educação, segurança, corrupção, e outros assuntos.
Na última sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff fez um
comunicado oficial para se pronunciar sobre o movimento e declarou que
vai unir forças para conseguir atender as propostas do movimento.
A NOTICIA NA HORA CERTA
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Músicos de banda carioca baleados em Natal estão na UTI
Dois integrantes da banda carioca ZeroCalibre foram baleados durante um assalto na madrugada de domingo (26), em Natal, logo após uma apresentação na boate Pepper's Hall. Os irmãos Elísio Neto e Octávio Soares, naturais de João Pessoa,
estavam lanchando na Cia do Caldo, localizada em Ponta Negra, zona Sul
da capital potiguar, quando foram surpreendidos por dois homens em uma
moto que anunciaram o assalto. De acordo com a PM, os irmãos teriam
reagido e foram baleados. O crime aconteceu por volta das 4h.
A PM informou que os assaltantes chegaram em uma moto preta de placa
não identificada e pediram os celulares das vítimas. O vocalista da
banda, Octávio Soares, de acordo com a PM, reagiu ao assalto e foi
baleado no tórax. Elísio Neto, guitarrista da banda, foi baleado no
ombro e no abdômen. Elísio e Octávio foram socorridos por equipes do
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o
pronto-socorro Clóvis Sarinho. Lá, ambos foram submetidos a cirurgias e,
em seguida, transferidos para a Casa de Saúde São Lucas.
Ainda segundo informações da PM, os assaltantes fugiram em direção à
Vila de Ponta Negra e não foram localizados pelos oficiais. O caso será
investigado pela 15ª Delegacia de Polícia.
De acordo com a Casa de Saúde, os dois estão internados na UTI em
"estado regular". A secretária do vocalista da banda, Selma Almeida,
informou que até a noite deste domingo (26) a informação era que ambos
estavam em coma induzido e que o guitarrista Elísio Neto perdeu um rim.
"Um dos tiros atingiu o rim e por isso o órgão teve que ser retirado",
informou Selma. Ela informou ainda que a banda tinha outras três
apresentações agendadas nos próximos dias na cidade de João Pessoa. "O
retorno deles para o Rio de Janeiro estava previsto para o dia 4 de
junho", afirmou.
A noticia na hora certa
segunda-feira, 20 de maio de 2013
#RevoltadoBusao, Grito da Seca e MST se unem para protestar em Natal
Os movimentos Sem Terra (MST), #RevoltadoBusao e Grito da Seca estarão juntos em protesto marcado para a manhã desta terça-feira (21) em Natal . As manifestações cobram ações mais eficientes do Governo do RN contra a seca e a revogação, por parte da Prefeitura de Natal, do aumento dado à tarifa de ônibus em Natal, que subiu de R$ 2,20 para R$ 2,40 neste último sábado (18), além de melhorias no transporte público da capital. A concentração está marcada para as 8h no viaduto de Ponta Negra, na zona Sul da capital potiguar, de onde haverá caminhada até a Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.
O estudante João Victor Leal, do comitê de comunicação do #RevoltadoBusao, confirmou a caminhada ao lado do MST e do Grito da Seca. De acordo com ele, são esperadas milhares de pessoas.
Na pauta de reivindicações do movimento estão a divulgação pública anual das planilhas de ganhos e gastos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn); direito de pagamento em espécie da meia passagem estudantil; a volta das linhas 03 e 45 Campus; volta da antiga rota das linhas 48 e 66 passando pelo Campus; fim da dupla função de cobrador e motorista; retorno das linhas 03 e 28; além de melhoria e ampliação dos sistema de transporte urbano.
Já o "Grito da Seca: sede de água, sede de direitos", vai às ruas para cobrar ações do Governo do Estado contra a seca no Rio Grande do Norte. Na pauta, mais de 50 reivindicações. Entre as principais, estão a criação de uma política de recursos hídricos para universalizar o acesso a água no Rio Grande do Norte; a implementação de um programa estadual de assessoria técnica permanente aos assentamentos e comunidades; a estruturação dos órgãos de assessoria e pesquisa; a ampliação do programa de distribuição de alimentos para os rebanhos; a renegociação de dívidas e o financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar; e a desapropriação de imóveis rurais pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A noticia na hora certa
Assinar:
Postagens (Atom)