terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Matrícula da segunda chamada do vestibular UFRN 2013 começa nesta sexta

 

 Os estudantes que foram convocados na segunda chamada do vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) podem se cadastrar e matricular a partir desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Santa Cruz e da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. O cadastro e a matrícula permanecem também na segunda (4) e termina do próximo dia 5.

Para os convocados na segunda chamada do campus Natal, o local para cadastramento e matrícula é o Ginásio de Esportes da UFRN, devendo o estudante considerar os horários para os respectivos cursos. No turno da manhã, em todos os dias os estudantes devem comparecer das 8h às 11h30. Já no turno da tarde, o horário vai das 13h30 às 17h. Na manhã da sexta (1º), devem comparecer os alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Ciências Atuariais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo. Dia 1º à tarde, estão convocados os aprovados na segunda chamada dos cursos Ciências e Tecnologia e Tecnologia da Informação.

No segundo dia de cadastramento, segunda-feira (4), os alunos dos cursos Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Direito, Filosofia, Geografia e História. À tarde, devem comparecer estudantes que cursarão Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras, Música, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Na terça-feira (5), último dia de cadastramento, devem comparecer ao ginásio da UFRN os estudantes que ingressarão em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição e Odontologia. À tarde do dia 5, devem comparecer os retardatários de todos os cursos de Natal.

 A noticia na hora certa 


Brasil precisará de novos aeroportos nas capitais, diz ministro da Aviação Civil

 

 O país precisará de novos aeroportos no entorno das capitais para atender ao aumento de demanda nos próximos anos. A avaliação é do ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Ele citou o caso do Rio Grande do Sul, que poderá ganhar uma nova estrutura aeroportuária, apesar de contar com o Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre, recentemente duplicado. O ministro participou de coletiva ontem (28) na sede regional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referente à operação conjunta de fiscalização da aviação geral, no estado do Rio de Janeiro.

"Nós estamos conversando com o estado desde 2011 e não só com o Rio Grande do Sul, mas em relação à necessidade de outros aeroportos em capitais. A demanda tem crescido muito no país e com isso a nossa infraestrutura dos grandes e médios aeroportos começou a ficar lotada. Nos próximos anos, digamos dez ou 15 anos, vamos precisar desenvolver aeroportos em algumas capitais do país. Tem alguns aeroportos, como é o caso [do Aeroporto Internacional Salgado Filho] de Porto Alegre, que estamos avaliando potenciais locais adequados", disse Bittencourt.

O ministro disse que Rio e São Paulo não estariam dentro das capitais que demandarão novos aeroportos, mas citou o caso de capitais nordestinas em que as atuais estruturas aeroportuárias não permitem, pela localização, a extensão das pistas. "Nós vamos ter que identificar novos terrenos e planejar a construção e viabilização desses novos aeroportos".

Bittencourt explicou que a construção de um novo aeroporto, no caso de Porto Alegre ou de outras capitais, não vai significar a desativação ou regionalização do aeroporto antigo. "O aeroporto [Salgado Filho] tem qualificação para ser importante. Se você olhar, existem grandes capitais - e talvez a tendência seja esta - que podem ter mais de um aeroporto. Não é porque tem um que o outro é desativado".

O ministro disse que a proposta gaúcha foi trazida pelo próprio governo do Rio Grande do Sul, mas não determinou prazo para o início das obras. "Obviamente tem que haver estudo técnico da melhor localização, que envolve a situação do terreno, questão de mobilidade e até de ventos. Estamos avaliando para saber qual a melhor alternativa. Não temos necessidade de decidir tudo este ano, mas se conseguirmos estocar, desenvolver e preservar a área [do futuro aeroporto] será bom".

O diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, disse que há estimativas de que em apenas cinco anos dobre a movimentação nos aeroportos brasileiros, que hoje é 180 milhões de passageiros embarcados e desembarcados, o que dá uma média de praticamente um bilhete por pessoa, em relação à população.

Segundo ele, há dez anos, a média era apenas 0,3 passageiro por habitante do país, número que passou para 0,6 em 2007 e 0,9 em 2012. Nos Estados Unidos, por exemplo, a relação é 3 passageiros embarcados e desembarcados por habitante. "Nosso mercado cresceu muito nos últimos anos, mas ainda tem espaço para crescer mais", disse Guaranys.

Durante a operação conjunta, que também teve o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea) e  Polícia Federal (PF), foram acompanhados e fiscalizados 1.243 movimentos de aeronaves, com o registro de 3,5% de irregularidades, desde problemas com documentação até falhas em manutenção. As ações ocorreram em sete aeroportos do estado do Rio, envolvendo 220 servidores.

A noticia na hora certa

 

Sine oferece 464 vagas de emprego no Rio Grande do Norte

 

O Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (SINE/RN) oferece 464 vagas de emprego nesta terça-feira (29). As vagas são para Natal, Região Metropolitana, Mossoró e cidades da região Oeste potiguar.

Os interessados devem levar aos postos de atendimentos o currículo e os seguintes
documentos pessoais: RG, CPF, Carteiras de Trabalho e comprovante de escolaridade.

Visite o site do Sine ou o portal Mais Emprego  para outras informações e saiba como fazer o seu cadastro para concorrer as vagas.

Entre as oportunidades oferecidas, há vagas para armador de ferros, confeiteiro, carpinteiro, motorista de caminhão, entre outras áreas de atuação. Confira a listagem:

Vagas para Natal e Região Metropolitana

Açougueiro - 1
Ajudante de carga e descarga de mercadoria - 4
Almoxarife - 1
Armador de ferros - 110
Armador de ferros (portador de deficiência) - 10
Assistente administrativo - 1
Atendente de balcão - 1
Auxiliar de administração - 1
Auxiliar de marceneiro - 1
Auxiliar de pintor de automóveis - 1
Cabeleireiro - 1
Carpinteiro - 80
Carpinteiro (portador de deficiência) - 10
Confeiteiro - 1
Costureira de máquina overloque - 2
Costureira de máquina reta - 2
Cozinheiro de restaurante - 1
Eletricista de manutenção industrial - 1
Garçom - 1
Jardineiro - 1
Manicure - 1
Marceneiro - 2
Mecânico - 1
Mecânico de auto em geral - 1
Mecânico de automóvel - 1
Montador de andaimes (edificações) - 25
Motorista de caminhão - 1
Motorista de ônibus urbano - 20
Operador de caixa - 1
Operador de draga - 1
Operador de laminador de placas - 1
Operador de pá carregadeira - 1
Pedreiro -  68
Pedreiro (portador de deficiência) - 10
Pintor de automóveis - 1
Polidor de veículos - 1
Professor de matemática aplicada (no ensino superior) - 1
Projetista de móveis - 1
Recepcionista atendente - 1
Secretária(o) executiva(o) - 1
Servente de pedreiro - 2
Servente de pedreiro (portador de deficiência) - 10
Técnico eletrônico - 1
Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médicos -hospitalares - 1
Torneiro mecânico - 6
Trabalhador de serviços  limpeza e construção de áreas públicas - 1
Vendedor de serviços - 5
Total do dia – 397

Vagas para Mossoró e região

Ajudante de serralheiro - 1
Auxiliar de escritório - 2
Auxiliar de linha de produção - 3
Auxiliar de mecânico de autos - 3
Caldeireiro montador - 1
Caseiro - 1
Chapista de lanchonete - 1
Churrasqueiro - 1
Costureira em geral - 1
Cozinheiro do serviço domestico - 1
Cozinheiro geral - 1
Cuidador de idosos - 1
Desenhista de páginas da internet (web designer) - 1
Empregado doméstico nos serviços gerais - 3
Encanador industrial - 2
Lavador de carros - 2
Mecânico de automóvel - 2
Montador de móveis de madeira - 1
Motoboy - 4
Motorista carreteiro - 10
Operador de caixa - 4
Operador de trator de esteira - 1
Pedreiro - 1
Pintor a revólver - 1
Professor das séries iniciais - 4
Professor de biologia no ensino médio - 2
Professor de educação física no ensino médio - 1
Promotor de vendas - 1
Recepcionista de hotel - 1
Serralheiro - 2
Técnico de manutenção eletrônica - 1
Vendedor de comércio varejista - 2
Vendedor pracista - 4
Total do dia - 67

A noticia na hora certa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Indenizações para famílias das vítimas da Boate Kiss podem demorar mais de uma década

 

Os parentes dos mortos e dos feridos no incêndio da Boate Kiss, que deixou ao menos 231 mortos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, podem esperar mais de dez anos para receber indenização dos responsáveis pela tragédia. Segundo o professor de direito civil da Universidade de Brasília, Frederico Viegas, este tipo de processo é complexo e só deve ser concluído quando chegar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), última instância a qual os envolvidos podem recorrer.

"Fatalmente vai terminar no STJ porque as pessoas vão recorrer [das decisões judiciais]. É um caso extremamente complexo que envolve muitos responsáveis", explicou. O professor acredita que até a solução dos processos, os responsáveis podem tentar fazer acordos com os parentes das vítimas.Em casos recentes no Brasil, como as grandes tragédias aéreas, as famílias ainda negociam na Justiça a responsabilidade pelas mortes, o valor e a forma de pagamento das indenizações. Para Frederico Viegas, o ideal é que os parentes das vítimas da Boate Kiss se unam em associações como as que foram formadas no caso dos acidentes envolvendo as empresas TAM e Gol.

"Buscar uma ação conjunta é mais efetivo nestes casos. Além disto, os custos são menores, compartilhados, e basicamente é o mesmo perfil, o de perda de vidas de estudantes", explicou.

O advogado acredita que a responsabilidade sobre o incêndio será atribuída a todos os atores. A Justiça vai definir como cada um responderá pelas perdas provocadas pelo fogo. "Todos terão uma parcela de responsabilização, mas os proprietários da boate e a banda serão os principais [acusados]", avaliou. Um dos integrantes da banda teria disparado o efeito pirotécnico que provocou o incêndio.

Além do uso do sinalizador pela banda, o professor destacou a falta de saídas de incêndio no local e a única porta de acesso da boate. Acrescentou que a prefeitura deve responder pela negligência na fiscalização destas casas, já que a boate funcionava com alvará vencido.

Segundo ele, existem poucas chances de os proprietários da Kiss terem seguro do estabelecimento. "Estes seguros são caros e o empresário não paga por estes seguros. Vou me espantar se tiverem", disse.

Frederico Viegas explicou que as indenizações às famílias podem chegar a valores equivalentes a sete salários mínimos por vítima, multiplicado pelos anos que faltariam até que os jovens completassem 65 anos de idade.


fonte =  Agência Brasil


Noticia na hora certa


Bombeiros do RN dará coletiva sobre normas de segurança no carnaval


 

Em função da aproximação dos eventos carnavalescos, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte , cronel Elizeu Lisboa Dantas, está convidando organizadores de eventos e a imprensa a participar, nesta terça-feira (29), às 9h, no auditório do Quartel do Comando Geral da corporação, de uma reunião para tratar sobre as providências a serem tomadas durante o carnaval deste ano, indispensáveis à segurança do público.
Na ocasião, os militares do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) do  Corpor de Bombeiros apresentarão dados referentes ao Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltadas aos eventos carnavalescos.
A iniciativa do coronel visa garantir mais orientação aos promotores de festas e agilidade aos processos relativos aos eventos com grande aglomeração de público, com uso de arquibancadas, trios elétricos, camarotes, entre outras estruturas metálicas, como forma a evitar interdições pelo não cumprimento da legislação que estabelece as condições de segurança para estes tipos de evento.
““Apesar do parecer do Corpo de Bombeiros que regulamenta estes eventos ter sido criado em 2010, percebemos que muitos dos organizadores de festas ainda insistem em realizar eventos sem as condições de segurança necessárias. Nossa intenção é contribuir para a realização de um grande carnaval sem que haja a necessidade de interdições, tendo a segurança como prioridade””, disse Elizeu Dantas.
Os organizadores de eventos carnavalescos deverão comparecer ao Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, às 9h, no auditório do Quartel do Comando Geral, que fica na Av. Prudente de Morais, nº 2410, em Natal

A noticia na hora certa
 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio em boate de Santa Maria tem 231 mortos

 Momento de chegada dos bombeiros na boate Kiss, em Santa Maria (RS)

O incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (27), teve a confirmação de 231 mortes. O número final foi divulgado por volta das 11h20 deste domingo, pelo comandante do segundo batalhão da Brigada Militar de Santa Maria. Todos os corpos já foram retirados do local. Segundo o Corpo de Bombeiros, a maioria das mortes foi, provavelmente, causada por asfixia devido à inalação de fumaça. Um Comitê Gestor de Crise foi criado para trabalhar no resgate e identificação das vítimas.
Hospitais da cidade ainda fazem atendimento a 48 feridos. A prefeitura do município pede doação de sangue e a ajuda de profissionais de saúde voluntários para fazer o atendimento das vítimas. Doadores devem se direcionar ao endereço Av. Pres. Vargas, 2291 - Santa Maria - RS.

FONTE = EBC NOTICIAS 

 

Dilma chora e diz que todos estão juntos com Santa Maria

 

Com a voz embargada, a presidente Dilma Rousseff declarou que não participaria mais da reunião da cúpula dos países da América Latina com a União Europeia, que acontece em Santiago, no Chile, e viajará para Santa Maria, no RS, onde um incêndio em uma boate deixou 231mortos e 48 feridos. Ela chorou ao comentar a tragédia e disse que o povo brasileiro precisa dela.
"Gostaria de dizer a população de nosso país e de Santa Maria (RS) que estamos todos juntos nesse momento". Dilma disse ainda que todos os ministros estão mobilizados para prestar toda ajuda possível às vítimas e aos familiares envolvidos na tragédia. Durante a entrevista, Dilma começou a chorar e terminou o depoimento. 


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse em sua conta de Twitter que irá para Santa Maria até o final da manhã deste domingo para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros na retirada e na identificação dos corpos. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã".
O número de mortos no incêndio pode ser ainda maior do que o divulgado até o momento, afirmou o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs afirmou na manhã deste domingo.
Segundo Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.
"O número de mortos pode chegar a 150, já que a equipe do Corpo de Bombeiros ainda não chegou até o fundo da boate", disse Fuchs.
O balanço com os números e nomes das vítimas ainda não foi divulgado porque os bombeiros ainda não terminaram o trabalho de resgate. Além disso, os feridos estão distribuídos em diferentes hospitais da cidade.
Ao menos cem pessoas morreram e 200 pessoas ficaram feridas na madrugada deste domingo na boate Kiss, segundo informações preliminares do Exército. 

Fonte = Folha de S.paulo

 A noticia na hora certa