segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Lionel Messi poderá se tornar o melhor jogador do mundo, de acordo com a
Fifa, pelo quarto ano consecutivo - mais um recorde para a sua
carreira. O vencedor da Bola de Ouro de 2012 será anunciado pela
entidade em cerimônia em Zurique, nesta segunda-feira. Andrés Iniesta,
espanhol que é seu companheiro de Barcelona, e o português Cristiano
Ronaldo, do rival Real Madrid, concorrem com o meia-atacante argentino
pelo prêmio.
Candidatos do Enem podem se inscrever no SiSU a partir de hoje
Começou hoje (7) o período de inscrições para o Sistema de Seleção
Unificada (SiSU) 2013m que seleciona estudantes para instituições
públicas utilizando a nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem). Ao todo, são oferecidas 129.279 vagas para 3.751 cursos em
101 instituições, incluindo a maioria das universidades e faculdades
federais.
Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem
em 2012 e não ter zerado a redação. Para selecionar duas opções de
curso, o estudante deve utilizar o número de inscrição e a senha do Enem
2012 no site do sistema.
Ao
fim de cada dia do período de inscrição no SiSU, que vai até esta sexta
(11), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará as notas de corte
de cada curso, considerando o número de inscritos e a oferta de vagas. A
nota de corte será a do último candidato inscrito e qualificado para a
vaga até então.
Com a divulgação da nota de corte ao fim de cada
dia, o candidato pode alterar o curso para o qual se inscreverá, a
medida que saem os resultados parciais de ponto de corte, aumentando sua
chance de conseguir uma vaga.
De acordo com o MEC, a primeira
lista de aprovados no SiSU será divulgada no dia 14 deste mês e as
matrículas devem ser feitas nos dias 18, 21 e 22 também deste mês. A
segunda chamada de aprovados está prevista para o dia 28 de janeiro e as
matrículas devem ser feitas nos dias 1,4 e 5 de fevereiro. Caso as
vagas não sejam preenchidas, uma nova lista, de espera, será aberta
entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro.
A noticia na hora certa
Três homens são mortos em menos de meia hora em Ceará-Mirim, no RN
Três homens foram assassinados a tiros no final da noite do domingo (6) e início da madrugada desta segunda-feira (7) no município de Ceará Mirim, na região da Grande Natal. Os crimes, segundo a Polícia Militar, ocorreram em um intervalo de menos de meia hora. Os suspeitos, ainda de acordo com informações da PM, são os mesmos: três homens encapuzados que usaram um Fiat Uno de cor preta para fugir. Ninguém foi preso.
O tenente Spínola, oficial de serviços do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), relatou ao G1
que o primeiro homicídio foi registrado na Rua Euclides de Souza, às
23h35. A vítima foi identificada como Felipe de Moreira Gonçalves, de 19
anos. Ele foi alvejado pelos suspeitos e morreu no local.
O segundo assassinato, ainda de acordo com o tenente, aconteceu na Abel
Soares Barbosa, já por volta das 23h45. No local, morreu Jacob de
Araújo Albuquerque, de 21 anos. Quinze minutos depois, já à meia noite, a
vítima dos criminosos foi Rodrigo Santos de Barros, de 20 anos,
atingido por disparos quando caminhava pela rua São Miguel, também no
Centro de Ceará-Mirim.
Nos três casos, a polícia confirma que os suspeitos eram os mesmos,
pois utilizaram um Fiat Uno de cor preta para fugir. A PM ainda realizou
diligências na região em busca dos assassinos, mas até o momento
ninguém foi preso.
A noticia na hora certa
Soldado da PM é executado e tem olhos perfurados à bala em Natal
Um soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado como Cláudio Sena da Silva, de 43 anos, foi executado em frente de casa ao sofrer uma emboscada na noite deste domingo (6), em Natal, segundo informações do comando da corporação. O crime aconteceu na rua Abel Fernandes de Castro, no bairro Pajuçara, zona Norte da cidade. O soldado Sena, como era mais conhecido, trabalhava no 4º Batalhão da PM. Ele saía para o trabalho quando foi abordado por dois suspeitos.
De acordo com a própria PM, o policial foi surpreendido por dois
elementos que se aproximaram em uma moto. “Ele foi atingido com um tiro
no peito e caiu no chão. Depois, os criminosos continuaram atirando. E
depois de caído, também foi baleado no rosto. Os tiros atingiram os
olhos, a testa e o ouvido do soldado”, confirmou Roberto Campos,
presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar no RN
(ACS/PM-RN).
A morte do soldado Sena, ainda segundo Roberto, é a primeira registrada
este ano no estado. “Em 2012 nós lamentamos o assassinato de 13
policiais militares. E mais de 10 foram feridos”, revelou o presidente
da Associação, prometendo solicitar à bancada federal potiguar,
providências que levem a punições mais severas quem atentar contra a
vida de servidores da segurança pública. “A morte de PMs e policiais
civis em nosso estado está banalizada. Isso tem que mudar. Se nada for
feito, a impunidade vai continuar”, comentou.
A noticia na hora certa
domingo, 6 de janeiro de 2013
Agentes penitenciários evitam fuga em massa na cadeia pública no RN
Agentes penitenciários da cadeira pública de Mossoró ,
cidade da região Oeste potiguar, evitaram uma fuga em massa da unidade
prisional na madrugada deste domingo (6). Ao todo, 65 detentos estavam
prontos para fugir quando foram impedidos pelos agentes. De acordo com o
soldado PM J. Júnior, da 3ª Companhia da Polícia Militar, essa seria a
maior fuga do presídio.
Os 65 detentos estavam divididos em cinco celas do pavilhão 1. As
grades de três celas e do portão de saída já estavam serradas e uma
'tereza" - corda feita com lençóis - estava pronta para ser usada.
"Toda movimentação foi percebida pelos agentes de plantão, que
efetuaram alguns disparos de contenção e acionaram a segurança externa
do presídio que é feita por policiais militares. Os detentos só não
conseguiram fugir graças o sistema de câmeras de segurança implantado
nos pavilhões pela nova direção da cadeia", relatou o soldado J. Júnior.
Os presos das três celas foram removidos para o solário para que sejam feitos reparos nas grandes danificadas.
Na cadeia pública existem atualmente 196 presos do sistema provisório
aguardando decisão da Justiça. Segundo o soldado, alguns dos presos são
condenados, mas permanecem no presídio.
A noticia na hora certa
UFRN registra tremor de 3.6 graus em Pedra Preta, RN
A terra voltou a tremer na cidade de Pedra preta , a 149 quilômetros de Natal, neste sábado (5). Segundo registros do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), foram duas ocorrências. A primeira, de 3.6 graus na escala Richter, foi a maior já registrada na região. A escala vai até 9 graus.
O primeiro, de 3.6 graus, ocorreu às 9h18 (hora local). O segundo tremor foi às 10h01 (hora local) e teve magnitude 2.8.
O professor Joaquim Ferreira, do LabSis, diz que "mesmo após dois anos
do início da atividade sísmica em Pedra Preta, a mesma persiste não
sendo possível prever, entretanto, como essa atividade sísmica irá
evoluir".
A noticia na hora certa
HOJE 6 DE JANEIRO COMEMORA O DIA DE REIS
No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que
na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes
a Jesus Cristo.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra,
um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário
desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o
incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há
milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e
energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro
ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido
apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a
folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de
Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas
ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os
recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do
grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre,
contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e
tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de
animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados
de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão
o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na
Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou
ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas
que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o
Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for
contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma
bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a
tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de
janeiro, dia de reis.
O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.
Assinar:
Postagens (Atom)