segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Messi 'enfrenta' Iniesta e Ronaldo por quarta Bola de Ouro seguida

 

Lionel Messi poderá se tornar o melhor jogador do mundo, de acordo com a Fifa, pelo quarto ano consecutivo - mais um recorde para a sua carreira. O vencedor da Bola de Ouro de 2012 será anunciado pela entidade em cerimônia em Zurique, nesta segunda-feira. Andrés Iniesta, espanhol que é seu companheiro de Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid, concorrem com o meia-atacante argentino pelo prêmio.

Apesar de não ter conquistado títulos tão expressivos quanto nas temporadas anteriores, Messi continuou a reinar em 2012. A seu favor, contam os 91 gols que superaram a marca do alemão Gerd Müller, autor de 85 em 1972. Já Iniesta atravessa grande momento da seleção espanhola, campeã da Eurocopa com ele como melhor jogador, enquanto Cristiano Ronaldo liderou o Real Madrid na conquista do último Campeonato Espanhol.

Cristiano Ronaldo e Iniesta são os oponentes de Messi na eleição de melhor do mundo promovida pela Fifa
Para especialistas, os feitos de Iniesta e Ronaldo em 2012 dificilmente serão suficientes para desbancar Messi. O ex-atacante brasileiro Ronaldo, que participará da festa da Fifa na condição de membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, é um dos que dariam a Bola de Ouro ao argentino "por justiça". "O Cristiano Ronaldo teve a infelicidade de ter nascido na época do Messi, mas ele ganhará algum dia", sorriu, recentemente.

Se a previsão de Ronaldo for confirmada, o próprio brasileiro será ultrapassado por Messi no histórico da premiação da Fifa. Ele foi o melhor do mundo em 1996, 1997 e 2002, enquanto o seu amigo francês Zinedine Zidane ganhou em 1998, 2000 e 2003. "Na época atual, Messi e Cristiano Ronaldo são os dois únicos que realmente brigam pela Bola de Ouro. No meu tempo, havia Zidane, Figo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Beckham... Era uma lista de dez prováveis vencedores", diferenciou.

Mesmo que Messi vença Iniesta (e Cristiano Ronaldo), o momento é da Espanha. O trio de finalistas de Bola de Ouro atua no país. Entre os profissionais que tentam o título de melhor técnico de 2012, estão o experiente Vicente Del Bosque, da seleção espanhola, o português José Mourinho, do Real Madrid, e o por enquanto inativo

O Brasil terá ao menos um representante masculino na disputa pelos prêmios concedidos pela Fifa. Vencedor do Prêmio Puskas de gol mais bonito de 2011, o atacante Neymar está outra vez na briga pelo troféu. Seus concorrentes são o eslovaco Miroslav Stoch, do turco Fenerbahce, e o colombiano Radamel Falcao, do espanhol Atlético de Madri.

 

A noticia na hora certa

 


Candidatos do Enem podem se inscrever no SiSU a partir de hoje

 

 Começou hoje (7) o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013m que seleciona estudantes para instituições públicas utilizando a nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são oferecidas 129.279 vagas para 3.751 cursos em 101 instituições, incluindo a maioria das universidades e faculdades federais.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem em 2012 e não ter zerado a redação. Para selecionar duas opções de curso, o estudante deve utilizar o número de inscrição e a senha do Enem 2012 no site do sistema.

Ao fim de cada dia do período de inscrição no SiSU, que vai até esta sexta (11), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará as notas de corte de cada curso, considerando o número de inscritos e a oferta de vagas. A nota de corte será a do último candidato inscrito e qualificado para a vaga até então.

Com a divulgação da nota de corte ao fim de cada dia, o candidato pode alterar o curso para o qual se inscreverá, a medida que saem os resultados parciais de ponto de corte, aumentando sua chance de conseguir uma vaga.

De acordo com o MEC, a primeira lista de aprovados no SiSU será divulgada no dia 14 deste mês e as matrículas devem ser feitas nos dias 18, 21 e 22 também deste mês. A segunda chamada de aprovados está prevista para o dia 28 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 1,4 e 5 de fevereiro. Caso as vagas não sejam preenchidas, uma nova lista, de espera, será aberta entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro.


A noticia na hora certa

 

Três homens são mortos em menos de meia hora em Ceará-Mirim, no RN

 

 Três homens foram assassinados a tiros no final da noite do domingo (6) e início da madrugada desta segunda-feira (7) no município de Ceará Mirim, na região da Grande Natal. Os crimes, segundo a Polícia Militar, ocorreram em um intervalo de menos de meia hora. Os suspeitos, ainda de acordo com informações da PM, são os mesmos: três homens encapuzados que usaram um Fiat Uno de cor preta para fugir. Ninguém foi preso.

O tenente Spínola, oficial de serviços do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), relatou ao G1 que o primeiro homicídio foi registrado na Rua Euclides de Souza, às 23h35. A vítima foi identificada como Felipe de Moreira Gonçalves, de 19 anos. Ele foi alvejado pelos suspeitos e morreu no local.
O segundo assassinato, ainda de acordo com o tenente, aconteceu na Abel Soares Barbosa, já por volta das 23h45. No local, morreu Jacob de Araújo Albuquerque, de 21 anos. Quinze minutos depois, já à meia noite, a vítima dos criminosos foi Rodrigo Santos de Barros, de 20 anos, atingido por disparos quando caminhava pela rua São Miguel, também no Centro de Ceará-Mirim.
Nos três casos, a polícia confirma que os suspeitos eram os mesmos, pois utilizaram um Fiat Uno de cor preta para fugir. A PM ainda realizou diligências na região em busca dos assassinos, mas até o momento ninguém foi preso.

 A noticia na hora certa

 

 

Soldado da PM é executado e tem olhos perfurados à bala em Natal

 

Um soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado como Cláudio Sena da Silva, de 43 anos, foi executado em frente de casa ao sofrer uma emboscada na noite deste domingo (6), em Natal, segundo informações do comando da corporação. O crime aconteceu na rua Abel Fernandes de Castro, no bairro Pajuçara, zona Norte da cidade. O soldado Sena, como era mais conhecido, trabalhava no 4º Batalhão da PM. Ele saía para o trabalho quando foi abordado por dois suspeitos.

De acordo com a própria PM, o policial foi surpreendido por dois elementos que se aproximaram em uma moto. “Ele foi atingido com um tiro no peito e caiu no chão. Depois, os criminosos continuaram atirando. E depois de caído, também foi baleado no rosto. Os tiros atingiram os olhos, a testa e o ouvido do soldado”, confirmou Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar no RN (ACS/PM-RN).
A morte do soldado Sena, ainda segundo Roberto, é a primeira registrada este ano no estado. “Em 2012 nós  lamentamos o assassinato de 13 policiais militares. E mais de 10 foram feridos”, revelou o presidente da Associação, prometendo solicitar à bancada federal potiguar, providências que levem a punições mais severas quem atentar contra a vida de servidores da segurança pública. “A morte de PMs e policiais civis em nosso estado está banalizada. Isso tem que mudar. Se nada for feito, a impunidade vai continuar”, comentou.

 A noticia na hora certa

 

domingo, 6 de janeiro de 2013

Agentes penitenciários evitam fuga em massa na cadeia pública no RN

 

 

Agentes penitenciários da cadeira pública de Mossoró , cidade da região Oeste potiguar, evitaram uma fuga em massa da unidade prisional na madrugada deste domingo (6). Ao todo, 65 detentos estavam prontos para fugir quando foram impedidos pelos agentes. De acordo com o soldado PM J. Júnior, da 3ª Companhia da Polícia Militar, essa seria a maior fuga do presídio.
Os 65 detentos estavam divididos em cinco celas do pavilhão 1. As grades de três celas e do portão de saída já estavam serradas e uma 'tereza" - corda feita com lençóis - estava pronta para ser usada.
"Toda movimentação foi percebida pelos agentes de plantão, que efetuaram alguns disparos de contenção e acionaram a segurança externa do presídio que é feita por policiais militares. Os detentos só não conseguiram fugir graças o sistema de câmeras de segurança implantado nos pavilhões pela nova direção da cadeia", relatou o soldado J. Júnior.
Os presos das três celas foram removidos para o solário para que sejam feitos reparos nas grandes danificadas.
Na cadeia pública existem atualmente 196 presos do sistema provisório aguardando decisão da Justiça. Segundo o soldado, alguns dos presos são condenados, mas permanecem no presídio.

A noticia na hora certa
 

UFRN registra tremor de 3.6 graus em Pedra Preta, RN

 

 A terra voltou a tremer na cidade de Pedra preta , a 149 quilômetros de Natal, neste sábado (5). Segundo registros do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), foram duas ocorrências. A primeira, de 3.6 graus na escala Richter, foi a maior já registrada na região. A escala vai até 9 graus.

O primeiro, de 3.6 graus, ocorreu às 9h18 (hora local). O segundo tremor foi às 10h01 (hora local) e teve magnitude 2.8.
O professor Joaquim Ferreira, do LabSis, diz que "mesmo após dois anos do início da atividade sísmica em Pedra Preta, a mesma persiste não sendo possível prever, entretanto, como essa atividade sísmica irá evoluir".

 Registros de tremores do LabSis foram feitos neste sábado (5) (Foto: Reprodução/LabSis)

 A noticia na hora certa

HOJE 6 DE JANEIRO COMEMORA O DIA DE REIS 


No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.