segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Meio eletrônico de pagamento sobe 14% em 2011, diz Banco Central

Já a utilização de cheques recuou cerca de 5% no ano passado, informou.
Segundo BC, uso de cartões de crédito e débito subiu 16,8% em 2012

O uso de meios eletrônicos de pagamento de varejo cresceu 14% em 2011, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Banco Central. A alta é resultado, segundo o BC, da "forte influência" das transações com cartões de crédito e de débito, cujo uso avançou 16,8% no ano passado. Ao mesmo tempo, recuou em cerca de 5% o uso de cheques no período.
"Desse modo, continua em marcha a substituição dos cheques de baixo valor pelos instrumentos eletrônicos, principalmente os cartões de pagamento", informou a instituição.
O percentual da participação das operações de débito direto (débito automático) no mercado de pagamentos de varejo, excluindo aquelas em que as instituições financeiras são as beneficiárias, vem se mantendo estável em torno de 4%, em termos de quantidade.
"Embora a troca de informações entre bancos e empresas seja padronizada, as regras entre clientes (pagadores e beneficiários) e respectivos bancos contratados não são uniformes, dificultando a prestação do serviço, que no Brasil ocorre apenas na modalidade intrabancária, exigindo que um prestador de serviços firme contratos com diversas instituições financeiras para alcançar a capilaridade no atendimento aos consumidores", explicou o BC.
Quanto ao uso dos canais de atendimento, em 2011, 63% das transações bancárias foram efetuadas por meio dos canais eletrônicos (internet banking – 36%; terminal de auto-atendimento – 26% e celulares e PDAs – 0,6%), uma pequena variação na comparação com os 62% observados em 2010.

A noticia na hora certa

 Equipe de transição da prefeitura já foi nomeada

 

A equipe de transição que vai se instalar para a mudança de governo em Angicos já foi nomeada e publicada no Diário Oficial.
Acompanhe.

 ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICOS
GABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 150/2012, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2012.

Dispõe sobre a Nomeação da Comissão de transição entre o atual governo municipal e aquele que será empossado em Janeiro de 2013, e dá outras providências.

O Exm° Sr. Ronaldo de Oliveira Teixeira, Prefeito de Angicos/RN, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 74, inciso XII, da Lei Orgânica do município de Angicos, combinada com a Resolução nº 027/2012, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
R e s o l v e:

Art. 1º - Nomear a Comissão de Transição entre o atual governo municipal e aquele que assumirá em 1º de janeiro de 2013, cujos trabalhos deverão se iniciar em 06 de Dezembro de 2012.
Art. 2º - Integrarão essa Comissão de Transição os seguintes membros:
- Pelo atual governo:

• Cínara Ribeiro Damasceno Dantas, portador do CPF/MF 655.230.914-72, designado como presidente da Comissão,
• Genilza Pereira Barbosa – CPF: 090.931.564-70
• Maria de Fátima Silva Pessoa - CPF: 336.402.894-04
• Roxana Aniccelli Monteiro Pessoa - CPF: 012.447.434-96 e
• Sanzia Cristina da Costa - CPF: 527.294.354-68

- Pelo governo que será empossado em 1º janeiro:

• Expedito Edilson Chimbinha Júnior, portador do CPF/MF 242.431.674-00;
• Jocilene Ovídio Martins Chimbinha, portadora do CPF/MF: 850.940.724-04;
• Jociel de Andrade Silva, CPF/MF: 049.252.834-99;
• Jailson Ovídio Martins, CPF/MF: 444.723.904-34 e Seus Assessores: Denys Deques Alves, Assessor Jurídico OAB/RN nº: 9.120 e Agenor Barbosa da Rocha, Assessor Contábil CPF: 393.521.024-87.

Art. 3º - O objetivo dessa Comissão de Transição é inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração direta e indireta do municipal, e preparar os atos de iniciativa do novo prefeito, a serem editados imediatamente após a posse.

 FONTE = CARLOS COSTA

A noticia na hora certa


 

Morre no RS a mãe do técnico Luiz Felipe Scolari

Cecy Leda Gabriel Scolari faleceu na tarde desta segunda-feira. Estava internada desde 30 de outubro

 
 
Felipão scolari coletiva brasil (Foto: Mowa Press)
 
  Morreu na tarde desta segunda-feira a mãe do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari. Cecy Leda Gabriel Scolari, de 89 anos, faleceu na CTI do hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, por volta das 14h. Ela estava internada desde o dia 30 de outubro.
O hospital não confirmou a causa da morte. Cecy lutava contra o agravamento de um quadro de pneumonia. Na última semana, o treinador visitou a mãe no hospital, antes de ser anunciado como treinador da Seleção Brasileira.

O velório acontecerá a partir das 20h desta segunda-feira. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira, no Cemitério Memorial Vera Cruz.

No meio-dia desta terça-feira, Felipão receberia o título de embaixador da Copa em Porto Alegre, em evento na prefeitura da capital gaúcha.

A noticia na hora certa

OAB celebra 80 anos de fundação da entidade no Rio Grande do Norte

Data será comemorada nesta segunda-feira (3) com solenidades em Natal.
Ex-presidentes e advogados ligados à instituição serão homenageados. 

Os 80 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB RN) serão celebrados na tarde desta segunda-feira (3) em Natal. A solenidade de comemoração terá como convidado especial o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante.
Na programação, segundo a assessoria de comunicação da OAB/RN, estão previstos: lançamento da pedra fundamental da nova sede da Seccional, inauguração do Largo Advogado Raimundo Nonato Fernandes, bem como homenagens aos ex-presidentes, aos advogados mais antigos em atuação no Estado, funcionários, e ainda a comemoração pelo centenário de Otto de Brito Guerra e a entrega da Medalha Amaro Cavalcanti.
O lançamento da pedra fundamental da nova sede acontecerá às 15h30 no terreno que fica no bairro de Candelária. O empreendimento, que terá as obras iniciadas no primeiro semestre de 2013, contará com auditório para 500 pessoas, salas para Escritório Modelo, Clínica do Advogado, Assistência Jurídica, Caixa de Assistência do Advogado e Escola Superior de Advocacia.

Ordem dos Advogados do Bresil (OAB) em Natal (Foto: Assessoria OAB RN/Divulgação) 

 
A inauguração do Largo Advogado Raimundo Nonato Fernandes será às 17h na sede da OAB/RN, localizada na Av. Junqueira Aires, no bairro de Cidade Alta. A homenagem 'in memorian' contará com a presença dos familiares do advogado Raimundo Nonato Fernades. As homenagens aos ex-presidentes, aos advogados mais antigos em atuação no Estado, funcionários, ao centenário de Otto de Britto Guerra e a entrega da Medalha Amaro Cavalcanti acontecerão às 19h no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje) em Morro Branco, zona Sul de Natal.
A Medalha é a comenda máxima conferida pela OAB no RN, uma única vez no prazo do mandato do Conselho, à grande personalidade da Advocacia Potiguar a quem tenha consagrado sua vida ao direito e à justiça. Na solenidade dos 80 anos, a honraria será entregue ao ex-presidente Carlos Roberto de Miranda Gomes.
A OAB/RN foi criada em 22 de outubro de 1932 e seu primeiro presidente foi Francisco Ivo Cavalcanti.

A noticia na hora certa

Enem será aplicado em unidades prisionais do Rio Grande do Norte

Detentos farão as provas do Enem nos próximos dias 4 e 5 de dezembro.
Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em duas penitenciárias.

 Presídio de Caicó (Foto: Divulgação)

No Rio Grande do Norte, 28 detentos que cumprem pena em duas penitenciárias estaduais realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos próximo dias 4 e 5 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas para 10 detentos no Presídio Estadual de Parnamirim, no bairro Pitimbu, zona Oeste de Natal, e para 18 apenados da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, cidade distante 256 quilômetros de Natal.
O Exame começará às 13 horas, horário de Brasília. A prova será aplicada por uma equipe de composta por dois aplicadores, dois fiscais e mais o coordenador do Enem em Parnamirim. O Enem será constituído por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Serão aplicadas provas de ciências humanas, ciências da natureza, de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
Segundo Aderleth Bezerra, coordenadora pedagógica do Sistema Prisional do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, existem duas vantagens para os apenados que participam do exame. “Eles tem a possibilidade de ingressar no ensino superior ao alcançarem o regime semi-aberto e aberto, caso atinjam a nota necessária para matricular-se em um curso. Ou podem aproveitar a média para conseguir a certificação de conclusão do Ensino médio”, explica.
Este ano, três detentos tentam a segunda modalidade, buscando o certificado, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no portal do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já os resultados finais só vão poder ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.

Anoticia na hora certa

domingo, 2 de dezembro de 2012

Colisão entre carro e carroça matam mãe e filho na região do Trairi

 Uma colisão entre um carro e uma carroça na RN-09, que liga a cidade de Santa Cruz a São Bento do Trairi, na região do Trairi Potiguar, vitimou mãe e filho, no início da noite de ontem, dia 1º. De acordo com informações do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), as vítimas foram Maria Gorete da Silva, de 50 anos, e o filho dela, identificado como Elizeu Avelino da Silva, de apenas oito anos.

O acidente ocorreu quando o Astra, de placas MXQ-4282, colidiu com a carroça onde estavam mãe e filho. Outras duas pessoas, Reginaldo dos Santos, de 30 anos, e Izailma da Silva Guedes, de 24,  que também estavam na carroça, ficaram feridas e foram levadas para o Hospital de Santa Cruz. As informações foram confirmadas pelo soldado Paulo Vieira, da 4º Companhia Independente da Polícia Militar de Santa Cruz.

A noticia na hora certa

RN é referência na produção do mais fino sal do mundo, a Flor de Sal

Mossoró produz, por ano, de 7 a 8 toneladas deste tipo de sal.
Muito usado por restaurantes, é mais refinado e caro que o sal comum

 

É dentro dos tanques de água salgada das salinas que brota o mais fino tipo de sal produzido no mundo: a Flor de Sal. Ela também é conhecida por 'pó do mar' e 'nata das salinas'. No município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, uma salina foi a primeira empresa brasileira a produzir o raro e delicado cristal da primavera.
A comparação do produto com a gordura retirada do leite faz sentido: a Flor do Sal se forma na parte superior da água e, de fato, representa a melhor parte do sal.
 A França iniciou a comercialização da Flor de Sal no Brasil. Porém, com quatro anos de experiência, os brasileiros já obtêm um produto considerado muito superior. Somente em Mossoró, são produzidos de sete a oito toneladas de Flor de Sal anualmente.
Para o diretor industrial Guilherme Fernandes Vieira, isso ocorre porque a região salineira do RN possui as condições ideais para a cristalização do cloreto de sódio. “Uma terra argilosa que dificulta a infiltração da água, muito sol, muito vento e muita chuva”, detalhou Vieira.
A Flor de Sal é colhida após o meio-dia. Isso porque o sol, o clima seco e os ventos fortes do período da tarde fazem com que o cristal aflore e flutue sobre a água. Os colheitadores têm cerca de 10 minutos para retirar de cada tanque os grãos, para evitar que a Flor de Sal se cristalize e vá para o fundo dos reservatórios.
Da salina, o material coletado é levado diretamente ao envazamento, o que faz com que a Flor de Sal seja mais úmida que o sal comum. De forma manual, as impurezas são retiradas e o produto colocados nas embalagens que vão para o mercado, custando R$ 20 cada 150 gramas.

 A noticia na hora certa